quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pombogira: A Exu-Mulher


Quem são as Pombogiras?!

 

 



"Pombagira é... Mulher de Sete Maridos... Não mexa com ela, ela é um perigo!"

Conhecida como "Pombagira", a pronúncia correta é "Pombogira" e em alguns terreiros, "Bombogira".
Esta é outra entidade de muita luz atuante na linha da Esquerda e igualmente injustiçada pela herança deixada na história de nosso país, assim como os Exus. Constantemente comparada ao "Diabo", as pombogiras convivem com preconceito mas também com fascínio de muitos.

As lebarás (como também são conhecidas) são entidades mensageiras dos Orixás. Conhecedoras do Mistério Astral, são doces e sedutoras porém sérias e firmes. São verdadeiras damas, ora discretas, ora espalhafatosas. Todas dentro de seu incontestável charme que traz uma verdadeira aura de alegria e sensualidade. Sua irradiação é tão intensa que faz até as pessoas mais céticas se encantarem ao som de suas gargalhadas e nas danças sempre esbanjando muita delicadeza e beleza.

A sua função dentro de um terreiro umbandista é praticamente a mesma do Exu. Elas são encarregadas de assegurar a aproximação dos Orixás no locais onde os mesmos estão sendo cultuados e também cuidam da porteira dos terreiros e da segurança de seus médiuns, realizando a triagem dos espíritos sem luz que ainda não estão prontos para o "socorro".

Errado é aquele que acha que pombogiras não é astuta. Assim que alcançou o grau análogo dos Exus, ela recebeu a alcunha de "Exu-Mulher" ou "Mulher de Exu". Marota como só ela, logo deixou claro e disse: "Sou mulher de Sete Exus... Um para cada dia da semana!" e assim, garantiu sua condição de superioridade e independência, dignas de uma Pombogira.

Pombogira construiu o arquétipo da mulher livre das convenções sociais, liberal, exibicionista, provocante, insinuante, sensual, desbocada e autêntica. Escrachada e provocativa, ela mexeu com o imaginário popular e muitos a associaram à mulher da rua, a famosa "rameira oferecida", apesar de nada ter o que comparar.

Educadas e sempre ótimas conselheiras, à todos elas ouve e a ninguém é negado seus conselhos. Sua ajuda se concentra em um campo que domina como ninguém mais é capaz: o Amor. Sua desenvoltura e seu poder fascinam até os mais introvertidos que, diante delas, se abrem e confessam suas necessidades.

Pelo fato de serem entidades femininas, elas podem se manifestar tanto em médiuns do sexo masculino como do feminino. Apesar de haver um grande pensamento de que apenas médiuns mulheres podem ser "cavalo" de uma pombogira e que os médiuns homens que vibram na irradiação de uma lebará são homossexuais ou podem se tornar, isso tudo é um verdadeiro equívoco. Existe um grande universo que ronda este assunto dentro das religiões espíritas, seja na Umbanda ou no Candomblé, porém nada justifica.

Quando há a incorporação de um espírito, o que move o mesmo é a evolução moral do médium e a sua necessidade de servir em nome do bem, da caridade. A condição sexual de cada um não importa para aquela entidade, mas sim a vontade de prestar a caridade! A homossexualidade é uma questão humana e não espiritual. Nenhum homem se torna homossexual por servir de instrumento para uma pombogira, da mesma forma que nenhuma mulher se torna homossexual ao incorporar um Exu.


Elas são entidades de luz e que auxiliam os filhos de fé dentro dos terreiros e fora deles também. São damas injustiçadas pela herança popular, vítimas do preconceito mas que nunca descem do salto, nos ensinando assim a superar todos os obstáculos da vida. São verdadeiras guerreiras espirituais que, com doçura, nos ensina as lições da vida e, com firmeza, quebra as demandas oriundas das trevas.

Essas são as pombogiras.


As pombogiras se identificam por diversos nomes e trabalham em todas as Sete Linhas. Muitas levam nomes semelhantes, mas nenhuma é igual a outra. Cada uma com seu encanto, cada uma com a sua firmeza. Segue abaixo alguns nomes de nossas queridas moças.

  • Maria Padilha
  • Maria Mulambo
  • Maria Quitéria
  • Maria Bonita
  • Maria das Flores
  • Rosa Caveira
  • Rosa Vermelha
  • Rosa Negra
  • Pombogira da Figueira
  • Pombogira Rainha
  • Pombogira Sete Saias
  • Pombogira da Lira
  • Pombogira Dama da Noite
  • Pombogira Menina
  • Entre outras...

"Ela é mulher, ela é protetora. Ela é a vida onde se acha estar morto...
Ela é resgatadora, ela é guardiã. Ela é esgotadora das energias descontroladas...
Ela é a luz nas trevas, ela é guerreira de Deus."


Muito axé, queridos irmãos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário