Quem é Ogum?!
Ogum é um dos Orixás mais cultuados dentro do panteão Umbandista. O soldado de Aruanda, Ogum é o general de guerra, o vencedor de demandas. O patrono do ferro, dos metais em geral. Sua cor geralmente o vermelho e branco mas pode variar de acordo com o culto e a casa. Suas festividades ocorrem no dia 23 de Abril, por seu sincretismo quase que absoluto com São Jorge. Esse sincretismo pode também variar dependendo da casa e da liturgia praticada ali.
Sabe-se que Ogum é o patrono do Ferro, dos metalúrgicos, da tecnologia, dos soldados e da lei. Também é o Senhor das Estradas, portanto, a área de atuação de sua vibração é bastante vasta. Sua vibração nos impulsiona à luta, às guerras, é a nossa coragem, o nosso ânimo para vencer as constantes guerras que travamos em nosso cotidiano. Ele nos move, é a direção para o campo de batalha, é a força que nos dá a esperança e nos anima a continuar lutando. É uma vibração muito evocada, juntamente com Exú para vencer demandas, desfazer malefícios causados por espíritos de baixo grau evolutivo.
Na Umbanda todos o
s filhos de Ogum possuem um caboclo de sua falange. A falange de Ogum é muito vasta, tenho nela muitas qualidades deste Orixá. O sincretismo de Ogum com São Jorge não se estende a todas as regiões do país, tendo também em São Miguel Arcanjo uma representação.
Existem muitas qualidades para o Orixá Ogum, sendo umas mais conhecidas que as outras, abaixo segue uma relação das qualidades mais comuns dentre os filhos de santo nos terreiros de Umbanda.
- Ogum Beira-Mar (ligado a Iemanjá)
- Ogum Iara (ligado a Oxum)
- Ogum Rompe Mato (ligado a Oxóssi)
- Ogum de Lei (Delê) (ligado a Xangô)
- Ogum de Ronda (ligado as Almas, como Ogum Megê)
- Ogum Megê (ligado as Almas, como Ogum de Ronda)
Também existem algumas qualidades não tão comuns nos terreiros, porém muito importantes para o desenvolvimento dos filhos de santo.
- Ogum Matinata
- Ogum Malê
- Ogum Sete Espadas
- Ogum Sete Ondas
- Ogum das Pedreiras
- Ogum Caiçara
- Ogum do Oriente
- Ogum das Matas
- Ogum Sete Lanças
- Ogum Sete Mares
- Ogum de Ouro
- Ogum da Lua
- Ogum Menino
- Ogum dos Rios
- Ogum Xoroquê
Uma grande dúvida de muitos filhos de santo é entender como é possível vários médiuns incorporarem o mesmo Orixá. Primeiramente é necessário entender que quando é falado sobre os Oguns que baixam nos terreiros rodando suas espadas no ar, não são o próprio Orixá Ogum, pois o Orixá não baixa na Umbanda, muito menos são Caboclos de Ogum. Estes são índios que fazem cruzamento com o Orixá. O povo de Ogum que baixa nos terreiros são espíritos de homens que foram ligados ao militarismo de alguma forma. Estes espíritos, por afinidades astrológicas e energéticas, de alguma forma, foram incumbidos de trabalhar nessa linha de guerreiros.
Como são os filhos de Ogum?!
Os homens de Ogum são confiantes, entusiasmados, generosos, solidários, energéticos, ousados e ativos em seu lado positivo. Mas também podem ser intolerantes, violentos, impulsivos, obstinados, egoístas e exigentes em seu lado negativo.
As mulheres de Ogum são sinceras, encantadoras, vigorosas, corajosas, entusiasmadas e românticas, qualidades que excedem seu lado negativo, já que elas também podem ser autoritárias, irritadas e impulsivas.
Suas cores: Vermelho e Branco
Seu habitat: Nas estradas
Data comemorativa: 23 de Abril
Dia da Semana: Terça-Feira
Cores da Guia: Vermelhas
Saudação: Ogunhê!
Muito axé, queridos irmãos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário