domingo, 8 de setembro de 2013

Oxum: A Deusa do Amor



Quem é Oxum?!







Dentro dos estudos da Umbanda Sagrada temos um dos principais fatiadores da Criação Divina que é o AMOR. O amor concebido, amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo. Oxum é o trono natural irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como "Mãe da Concepção", ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral, ela favorece a conquista de riqueza espiritual e abundância material.

A Orixá Oxum é o Trono regente do pólo magnético irradiante da linha do Amor, atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união.

Seu elemento é o mineral, junto com Oxumaré, forma uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações planetárias atuam sobre os seres estimulando os sentidos de amor e acelerando a união e a concepção dos seres.

Na Coroa Divina, a Orixá Oxum e o Orixá Oxumarê surgem a partir da projeção do Trono do Amor, que é o regente do sentido do amor. Oxum forma com Oxumarê a segunda linha da Umbanda, que é a linha do amor.

A água é o melhor condutor das energias minerais e cristalinas, sendo que a água doce dos rios é a melhor rede de distribuição de energia mineral, e o mar é o melhor irradiador de energias cristalinas. Saibam que a energia irradiada pelo rio é mineral. É justamente neste ponto que surgem confusões em relação ao Orixá Oxum e a Orixá Iemanjá. A água doce por estar carregada de energia mineral, é um dos principais alimentos dos vegetais. Logo, Oxum está tão presente nas matas de Oxóssi quanto na terra de Obá, que são os dois Orixás que pontificam a linha do conhecimento. 

Simbolicamente representamos Oxum com um coração, pois o amor acelera o batimento cardíaco e sua perda cria a sensação de um vazio no peito.


Como são os filhos de Oxum?!


Os filhos de Oxum amam espelhos  (a figura de Oxum carrega um espelho, chamado de Abebé), jóias caras, oro, são impecáveis no trajar e não se exibem publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta. A mulher de Oxum cuida muito do cabelo e da pintura. Normalmente tem facilidade muito grande para o choro, são muito emotivos.

Talvez ninguém tenha sido tão feliz para definir os filhos de Oxum como um pesquisador das religiões africanas, um francês chamado Pierre Verger: "o arquétipo de Oxum é das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e boas vestimentas. Das mulheres que são símbolo do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais, porém mais reservadas que as de Iansã. Elas evitam chocar a opinião pública, à qual dão muita importância. Sob sua aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social. Seu maior defeito é o ciúme."

Toda descrição acima é muito interessante por representar a realidade dos filhos de Oxum. Mas isso fica por conta de filhos que entendem como riqueza o Ouro. Já para o Orixá Oxum, o ouro não significa pelo valor no pregão comercial, mas sim na sua pureza. Ser puro como o ouro seria uma verdadeira representação de como Oxum quer que seus filhos sejam.


Dia da Semana : Sábado

Saudação : Ora ie ie ô!

Sincretismo : Nª Sª da Conceição ou Nª Sª da Aparecida

Data Comemorativa : 12 de Outubro

Cores : Azul escuro (Umbanda) Amarelo (Candomblé)

Habitat : Rios, Cascatas e Cachoeiras

Bebida : Champanhe


Muito axé, queridos irmãos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário